quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Blog: cabeça, tronco e membros

O texto abaixo foi publicado no blog Querido Leitor, da Rosana Hermann, em 25/10/2007 (o blog dela não tem link permanente, então se quiserem ver o original, procurem no arquivo). Como falamos na sala, o exercício é fazer um comentário sobre o texto, para que no espaço dos comentários a gente faça uma "discussão virtual".

Blog: cabeça, tronco e membros

Um blog pode ser individual ou coletivo. Pode ser autônomo ou pode estar ligado a um grupo. Pode ser de humor, de política, de moda, tanto faz. Para o leitor o blog é só um endereço na barra do browser,o conteúdo que ele expõe e seus leitores, ou seja, a cabeça (o dono, a marca ), tronco (conteudo, layout) e membros (participantes e frequentadores).

A cabeça tem que ser clara. Você tem que saber o nome do blog, o endereço de cor, tem que acessá-lo sem problemas. Deve estar hospedado em algum lugar que não caia, não saia do ar, tenha divulgação. E a sua cabeça tem que ser clara. Você tem que ter uma linha, um estilo, um jeito seu. Sua cabeça é também a cabeça do blog.

O tronco tem que ser consumível. Layout minimamente palatável, posts visíveis e compreensíveis, textos interessantes, conteúdo exclusivo. A freqüencia de publicação, a velocidade, são características do tronco.

E os membros, os seres humanos que fazem e frequentam o blog.

Esses componentes geram os valores de um blog, subjetivos e objetivos.

Os subjetivos são: autoridade, credibilidade e prestigio.

Os objetivos são os números. Posição no ranking, número de visitantes e outras medidas.

Há blogs que vivem de sua autoridade e por isso tem um valor. Autoridade é quando o blog/blogueiro é especializado e entende do tema. Tem gente que entende muito de uma determinada área e vira referência. Tem gente que não entende muito mas finge que entende e com ajuda da mídia também vira autoridade perante os que sabem menos (embora sejam desprezados pelos que sabem mais). Se você entende muito de alguma coisa, mecânica, política, culinária, macramé, faça um blog sobre o assunto, estude, aprofunde-se e vire uma autoridade. Nem que seja para ser como os blogueiros-celebridades, que só entendem de si mesmo. Tudo bem, porque tem mercado pra consumir. É um tema.

A credibilidade pode vir junto ou não com a autoridade. A credibilidade vem mais da pessoa, do blogueiro. De sua conduta, carreira, coerência. Ninguém é unânime, mas ter credibilidade dá valor a um blog. Seja verdadeiro, sincero, correto e seu blog terá valor.

O prestígio depende de relacionamento. Tem gente que já nasce com sobrenome de prestígio, relações familiares de prestígio, riquezas prestigiadas. Há blogueiros que não são autoridades em um assunto, não tem tanta credibilidade assim, não estão bem posicionados no ranking mas tem muito prestígio junto a pessoas que mandam na mídia. Ganham dinheiro, divulgação, prêmios. Mas não é pra quem quer e sim pra quem pode. Prestígio pode ser herdado ou conquistado. Pode vir dos colégios onde você estudou, das famílias que frequentou, dos empregos. Mas sempre vem com relacionamentos. Blogueiro isolado tem muito mais dificuldade pra conquistar prestígio.

Os valores objetivos são quase sempre numéricos. Posição no ranking technorati, número de visitas, poder de exposição na mídia, além dos subjetivos. Em geral, os blogs mais visitados são os que fazem humor, não tem comentários abertos, usam pseudônimos, gongam pessoas com nicks, etc. Ou são blogs de tecnologia, que oferecem serviços gratuitos, dão dicas para construção de blogs, oferecem templates e resolvem os problemas.

Basicamente os leitores querem 3 coisas: orientação, informação, diversão.
Quem oferece um, dois ou três dos quesitos, com autoridade e credibilidade acaba tendo blogs de valor, inclusive, valor de mercado.

Se você está pensando em investir no seu blog, pondere tudo isso. Não é preciso concordar. Discuta, pense, reflita, construa outras teses. Mas sempre há um caminho para tudo. Tem publico para tudo. Seu blog pode não virar o maior sucesso do mundo mas vai encontrar seu espaço.

Uma recomendação faz-se necessária: não encha o saco dos outros avisando o tempo todo que seu blog existe, que você colocou outro post, etc. É chato. É 'pushy'. Um shopping center é um shopping center, não é um selling center. A pessoa é que vai comprar, não é o vendedor que fica vendendo. Você faz compras como quem navega. Você procura, vê, entra, sai, até escolher e comprar. Vendedor na porta puxando a pessoa pra dentro é de quinta. Ficar mandando avisos sobre seu blog também.

De resto, é só o óbvio mesmo. Mantenha o blog limpo, conheça seus leitores, seus concorrentes, seus seguidores, seus ídolos. Olhe para cima, para baixo, para os lados. O espaço é virtual mas é volumétrico, tem de tudo em todo lugar, em volta de você.

Observe o mundo e descreva-o. Fale de si e dos outros. Viaje do micro ao macro. Voe, liberte-se, confesse-se quando quiser. Caia e levante publicamente, mas tomando o cuidado de não arrastar ninguém com suas quedas.

Mesmo que eu não tenha prestigio, nem autoridade para determinar como você deve ou não fazer blog, tenho uma parcela de credibilidade, porque faço o mesmo blog há anos, cuido dele e me relaciono com você. E, confesso, que diante de outros blogs de nomes sacados, já fiquei quase envergonhada do jeito mamãezinha do título do meu 'querido leitor'. Mas eu gosto. Porque é verdadeiro. Não tem blog sem leitor. O leitor é que faz o blog ser o que é. Portanto, o leitor é essencial. E o querido, bem, se a gente não gosta de quem gosta e prestigia a gente, vai gostar de quem?

Um beijo, um browse, um aperto de mouse da Rosana Hermann

9 comentários:

Michelle Marcelino disse...

Como a Rosana disse o blog até não pode estar sendo escrito por um especialista mas a junção de informções faz com que a pessoa conquiste um certo espaço na mídia, seja ela local ou até nacional.O negócio é estar por dentro de alguma coisa,manter atualizado e de escrita clara, assim com certeza alguém vai estar lendo o seu blog e repassando pra outra pessoa, é assim que as coisas começam a funcionar.

Laís disse...

Além de funcionarem como filtro de informação, os blogs também são grandes fontes de conteúdo para download. Músicas, filmes, programas de computador, games completos, livros, revistas, tudo pode ser encontrado. Basta fazer uma pesquisa bem feita no Google Blogs. Para baixar música, por exemplo, você pode digitar o nome do artista, a música ou disco desejado e a palavrinha mágina: download.
Os blogs são uma das melhores ferramentas para baixar mp3. E o legal é que, como muitos dos blogueiros fazem análises e comentários sobre os discos que disponibilizam, é uma maneira legal de descobrir novas bandas.

Laís disse...

opa, palavrinha MÁGICA!

Artur de Bem disse...

O texto é bom. Por ser de 2007 acho que está um pouco desatualizado.

O blog dessa Rosana fala sobre tudo. Não tem autoridade nenhuma.
E a assinatura dela tira toda a credibilidade do texto.

Adriana Krauss disse...

Acredito que para um blog ter sucesso precisa ter foco. O blogueiro deve escolher o assunto que mais lhe agrada e discorrer sobre. Não aprecio blogs que falam de tudo um pouco e não se aprofundam em um tema sequer. Boas discussões acontecem com quem domina o conteúdo.

Por mais que o texto da Rosana esteja desatualizado, senti-me motivada a criar meu blog. Difícil é encontrar tempo. Em plena realização de TCC é um desafio.

Gabriela Morateli Giordani disse...

Temos que ser objetivos e criativos ao publicar em nossos blogs. Fazer a diferença é a chave para nos destacarmos entre todos os blogs existentes.

Gabriela Wolff disse...

Concordo com a Rosana, blog tem que ter conteúdo!! mas infelizmente tá cheio de blog de "artista", que não fala de coisa nenhuma... "hoje acordei e tomei suco de laranja, depois fui na praia e blá blá blá, como se isso fosse acrescentar algo pra vida de alguém!! penso que devemos tentar fazer blogs que tenham algum conteúdo útil, que sirva pra alguma coisa.

Nós sete disse...

Concordo com a autora do texto e acredito sim que um blog possa ter credibilidade e qualidade mesmo quando o foco é amplo, desde de que o texto seja escrito de forma atrativa e clara.
Não tem como negar que os blogs ganharam espaço. Nos resta agora arrumar um tempinho, entre uma prova e o emprego, para postar e apostar nos blogs.

Janaína Laurindo disse...

"Observe o mundo e descreva-o", Rosana Hermann.
Acho que essa é uma boa definição de blog, quem faz deve observar o mundo ao seu redor e falar com autoridade e credibilidade daquilo que está a sua volta. O blogueiro deve escolher um foco em sua vivência e relatar sobre isso, assim é mais fácil de conquistar um publico leitor.